Dores da Vida Moderna

VEJA COMO OS CASOS MAIS COMUNS DA CONTEMPORANEIDADE PODEM SER TRATADOS

baixe o conteúdo

A pandemia acelerou a adoção de novos hábitos tecnológicos – muitos deles pouco saudáveis – que contribuíram para o aumento do número de casos de dores musculoesqueléticas.1,2 Simultaneamente, o tratamento da dor vem avançando, incrementando as opções terapêuticas a disposição de médicos. Acesse o conteúdo abaixo e descubra como novas abordagens para os desafios modernos da prática clínica, desde o tratamento de dores agudas até à osteoartrite, podem beneficiar os seus pacientes.

Atualize-se através de análises de condutas clínicas por especialistas

Podcast

Artigo em PDF

Vídeo

* Podcast e vídeo disponíveis a partir do dia 07/03.

Sobre o autor

Dr. André Cicone Liggieri
Ortopedista
CRM-SP 144472

Médico ortopedista com área de atuação em Dor. Diretor e fundador do Comitê de Dor (Abdor) da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Médico assistente do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Referências Bibliográficas: 1. Silva TO. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev Psicopedag. 2017;34(103):87-97. 2. International Labour Organization. Teleworking during the COVID-19 pandemic and beyond. A practical guide. Genebra: ILO; 2020. Disponivel em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—ed_protect/—protrav/—travail/documents/instructionalmaterial/wcms_751232.pdf. Acesso em: 2022 set.

LOXONIN® (loxoprofeno sódico). Apresentações: embalagens com comprimidos de 60 mg. Uso Adulto. Composição: cada comprimido contém 60 mg de loxoprofeno sódico anidro (como loxoprofeno sódico di-hidratado) e excipientes qsp 1 comprimido. Indicações: anti-inflamatório e analgésico em pós- cirurgia, pós-traumatismo e pós-exodontia; no tratamento de artrite reumatóide, osteoartrite, periartrite escápulo-umeral, processos inflamatórios osteomusculares do pescoço, ombro, braço e lombalgias; como analgésico, anti-inflamatório e antitérmico em processos inflamatórios agudos do TRS (acompanhados ou não de bronquite aguda).
Contraindicações: crianças e jovens abaixo de 18 anos de idade; gestantes no último trimestre da gravidez e durante o período de lactação; em pacientes com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula; portadores de úlcera péptica, graves distúrbios hematológicos, hepáticos ou renais; disfunções cardíacas graves; asma induzida por AINEs.
Cuidados e advertências: cautela em pacientes com úlcera associada ao tratamento prolongado com AINEs e que estejam em uso de misoprostol; asma brônquica; disfunção cardíaca; histórico de distúrbios hematológicos ou de disfunção hepática; colite ulcerativa e doença de Crohn. Tratamento prolongado com loxoprofeno sódico: realizar exames laboratoriais periodicamente. Se forem observadas alterações, recomenda-se redução da dose ou interrupção da terapia. Sinais e sintomas de infecção podem ser mascarados durante o uso de loxoprofeno. Administrar concomitantemente com um antibiótico apropriado, caso necessário, quando se tratar de processo inflamatório de origem infecciosa.
Pode ocorrer queda acentuada da temperatura, colapso, extremidades frias, etc. Efeitos como tontura e sonolência têm sido relatados. Loxonin® é um medicamento. Durante seu uso, não dirija veículos ou opere máquinas, pois sua agilidade e atenção podem estar prejudicadas. O uso de Loxonin®, bem como de outros anti-inflamatórios, pode provocar alteração do controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos sob tratamento. Crianças: segurança não estabelecida. Gravidez e lactação a segurança do uso de Loxonin® durante a gestação não foi estabelecida, portanto, somente deverá ser administrado a gestantes se os benefícios terapêuticos justificarem os riscos para o feto; bem como durante a lactação. Caso a administração seja considerada necessária, deve-se ter alguns cuidados, como limitar o uso mínimo eficaz e monitorar o líquido amniótico, conforme necessário. Interações medicamentosas: loxoprofeno sódico pode intensificar ou diminuir o efeito de alguns medicamentos.
Potencialização do efeito: anticoagulantes cumarínicos, inibidores do fator Xa, hipoglicemiantes sul-fonilureicos, antibacteriano fluoroquinolona, metotrexato, preparações de lítio. Redução do efeito: diuréticos benzotiazídicos, anti-hipertensivos (ex.: inibidores da ECA e BRAs). Interações com álcool: recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois pode facilitar o aparecimento de úlceras gástricas ou duodenais. Interações com alimentos: não são conhecidas interações entre o loxoprofeno e alimentos. Reações adversas: rash cutâneo, sonolência, edema, dor abdominal, desconforto gástrico, anorexia, náusea e vômito, diarreia, aumento das transaminases hepáticas, prurido, úlcera péptica, obstipação, pirose e estomatite. Posologia: recomenda-se 1 comprimido, 3 vezes ao dia. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MS – 1.0454.0159. Farm. Resp.: Dr. Pedro de Freitas Fiorante – CRF-SP n° 76.376. Daiichi Sankyo Brasil Farmacêutica Ltda. MB_06

Página destinada exclusivamente a profissionais de saúde habilitados a prescrever e dispensar medicamentos.
552493. Fevereiro/2023.