Como as ferramentas digitais auxiliam na experiência dos pacientes?

8 de julho de 2021

Noticia interna

As ferramentas digitais já fazem parte da rotina dos médicos. Elas melhoram a experiência do paciente nas consultas, contribuindo para o diagnóstico e tratamento das doenças.

A presença da tecnologia na sociedade impõe desafios à relação médico-paciente. Uma preocupação constante desses profissionais está relacionada à dificuldade do paciente em seguir regularmente o tratamento proposto. A adesão ao tratamento reflete no controle efetivo de diversas doenças com impacto em toda a sociedade.

Diante disso, as ferramentas digitais e a digitalização da saúde favorecem a prática médica, contribuindo para melhorar a experiência do paciente antes, durante e depois do tratamento.

Para isso, existem diversas práticas em saúde digital que auxiliam nas soluções aos desafios impostos na rotina médica, levando ao paciente a atenção necessária.

Boas práticas em saúde digital

A prática digital da saúde é formada pelas técnicas aplicadas e os novos valores que se desenvolvem como consequência do crescimento digital na medicina. Portanto, a tecnologia e as inovações só contribuem para o bem-estar dos pacientes a partir da interação dos médicos às boas práticas em saúde digital.

Nesse processo inovador de buscar melhorias na experiência dos pacientes, as práticas em saúde digital concentram-se na regulamentação de novas tecnologias e ferramentas digitais, para que as necessidades dos pacientes sejam atendidas.

Assim, o cuidado centrado no paciente – patient centricity – significa incluí-lo no processo de decisão ao tratamento proposto a partir da inclusão das ferramentas digitais. O objetivo dessa abordagem coloca o paciente, e não a doença, no centro do cuidado médico.

Paciente no centro do cuidado médico

O acesso às informações transformou o modo como os pacientes buscam os profissionais de saúde para atender suas queixas. Hoje, eles participam ativamente do tratamento médico. Para isso, é preciso ouvir e executar as reais necessidades dos pacientes.

Para esta transformação acontecer de fato, são necessárias mudanças específicas no cuidado prestado ao paciente. Estas oportunidades de melhoria focam na jornada do paciente nas clínicas médicas.

Proporcionar a melhor experiência para o paciente também está diretamente ligado a buscar um melhor desempenho em indicadores de qualidade, considerando a melhora clínica, redução na readmissão hospitalar e tratamentos conclusivos.

Assim, colocar o paciente no centro do cuidado significa deixá-lo contribuir na arquitetura das instalações de saúde, oferecer um meio digital de comunicação entre médico e paciente, dar acesso aos registros médicos e manter a coparticipação nas decisões sobre sua saúde.

Ouvir o paciente, personalizar e humanizar o atendimento, investir em canais de comunicação são pontos principais para implementar na rotina médica. Essas ações contribuem para uma relação mais saudável entre o médico e o paciente, promovendo a confiança entre eles e a adesão ao tratamento sinalizado.

Nessa abordagem centrada no paciente, as ferramentas digitais favorecem o processo de desenvolver um produto ou serviço focado na experiência dos usuários. Para saber mais sobre o paciente no centro do cuidado, confira nossos webinars.

Ferramentas digitais e o cuidado com o paciente

Os reflexos da tecnologia na medicina influenciaram a percepção dos pacientes aos atendimentos. Além de esperar ótimos resultados clínicos, eles priorizam também o acesso remoto aos exames, adequação de seus horários e meios de contribuição ao tratamento.

Hoje, o uso de aplicativos na área da saúde ajuda a reduzir em até 25% o número de visitas hospitalares e as ferramentas digitais estão cada vez mais inseridas na prática clínica.

Safety4me

O objetivo dessa plataforma é tornar o paciente um agente ativo no seu cuidado, prevenindo os processos inadequados no ambiente hospitalar.

O Safety4me é um aplicativo gratuito que permite aos pacientes, familiares e amigos acompanharem a execução dos protocolos de segurança do hospital enquanto os pacientes são atendidos. Esses dados são projetados em um ranking que mostra a percepção dos pacientes sobre o sistema de saúde.

Canguru

É um app completo para grávidas. O aplicativo possui uma agenda digital para programar exames e consultas, além de informações para o desenvolvimento de uma gestação tranquila.

A ferramenta digital permite ainda que as gestantes conheçam os detalhes de cada maternidade, com opiniões de outras mulheres que já tiveram a experiência in loco. Além disso, mulheres conveniadas têm acesso direto a uma equipe de profissionais.

Thummi

A ferramenta digital surgiu a partir da observação de pacientes diagnosticados com câncer que entram em estado de choque ao saberem da doença. O Tummi registra os eventos do dia a dia e os algoritmos orientam os pacientes se aquele sintoma é grave ou não.

Quando o paciente registra um sintoma grave, a ferramenta digital emite um alerta de que aquela informação precisa ser reportada ao médico. Posteriormente, a ferramenta digital permite ligar para a equipe médica ou acionar aplicativos de mobilidade para direcionar o paciente até uma unidade de saúde.

A ferramenta digital também emite relatórios periódicos que podem ser enviados aos médicos, permitindo acompanhar a evolução da doença.

A medicina moderna caminha para um atendimento híbrido, mesclando a prática clínica presencial e o monitoramento por meio das ferramentas digitais. Assim, os aplicativos surgem como oportunidades para melhorar o atendimento aos pacientes.

Entender como o uso das ferramentas digitais auxilia no cuidado aos pacientes é compreender que a inovação precisa ser inserida na rotina médica. Nossos conteúdos médicos possuem informações atualizadas sobre a temática e exemplos dos principais aplicativos utilizados na medicina. Conheça nosso material e aprimore a experiência do paciente.

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