O que é telecardio?

2 de dezembro de 2021

Noticia interna

A telecardiologia, também chamada telecardio, é uma das especialidades médicas que mais se beneficiaram das inovações tecnológicas no campo da Medicina, possibilitando inúmeras vantagens para médico e paciente.

A necessidade de amplificar o acesso à saúde é um dos principais objetivos da Telemedicina. A partir das inovações, diversas áreas se beneficiaram, impactando positivamente na saúde dos pacientes. Nesse contexto, destaca-se a telecardiologia.

Basicamente, a telecardio é uma especialidade médica online criada para auxiliar a interpretação de exames cardiológicos, como o eletrocardiograma. Desse modo, serviços de saúde que não possuem cardiologistas em tempo integral, são auxiliados por esses especialistas.

Entre os serviços oferecidos pela telecardio, estão: entrega de laudos online com maior rapidez, avaliação de testes à distância e consultas cardiológicas remotas para a avaliação do paciente. Isso garante maior atenção e acompanhamento dos pacientes cardiológicos, colocando-os no centro do cuidado médico.

Como é a prática da telecardio?

Para funcionar adequadamente, a telecardiologia exige profissionais capacitados para realização do atendimento, prescrição digital e um ambiente de compartilhamento de dados.

Por isso, entender o uso da tecnologia e sua aplicação torna-se necessário para os profissionais atuantes. Além disso, toda a equipe responsável pelos processos de atendimento deve ser treinada para conduzir os exames conforme as exigências do Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Outro ponto é a aquisição dos equipamentos digitais para a realização dos exames clínicos. Muito provável que os serviços de saúde que queiram inserir a telecardiologia na prática clínica, necessitem de um eletrocardiógrafo digital, entre outros equipamentos.

Com todos os equipamentos instalados e uma equipe capacitada, um profissional de saúde, geralmente, técnicos de enfermagem, realiza os exames de diagnósticos em cardiologia e, ao final, compartilha os registros em um sistema, no qual médicos possuem acesso.

Posteriormente, um cardiologista interpreta os achados do exame, elaborando o laudo médico online e, caso tenha necessidade, a prescrição digital. Pouco tempo depois, o paciente já tem acesso aos dados.

Além da emissão de laudos, a telecardiologia permite o acompanhamento do paciente em tempo real, entre outros benefícios.

Quais as vantagens da telecardiologia? 

As doenças do coração, muitas vezes, exigem um atendimento de urgência, com diagnósticos rápidos e precisão para orientar possíveis tratamentos. Além da agilidade para mapear as ocorrências, a cardiologia, quando aplicada de forma remota, reduz filas de espera nas clínicas e hospitais.

Além disso, a telecardio possui benefícios para os pacientes cardiopatas que podem ser monitorados remotamente. Por meio de dispositivos vestíveis (wearables devices), parâmetros cardíacos são enviados em tempo real à central de laudos ou para outras equipes médicas, que irão avaliar o paciente. Isso reduz encaminhamentos ou internações desnecessárias e diminuição de gastos em toda a cadeia de assistência, tornando-a mais viável.

Seja monitorando o paciente ou contribuindo para um diagnóstico preciso, a telecardiologia apresenta amplos benefícios para toda a cadeia de assistência à saúde. Por isso, esteja capacitado para as novas tendências da Medicina. Nossos conteúdos médicos sobre telecardio e Inovações na Cardiologia apresentam informações atualizadas. Não perca tempo, acesse agora!

Alterações nos Termos de Uso

Os termos de uso do Medpedia foram alterados. Você pode aceitar ou recusar através do centro de preferências ou através dos botões abaixo. Para continuar utilizando o MedPedia você precisa concordar com os novos termos de uso.