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Por que o marketing digital é importante para médicos?

médico em seu consultório utilizando um computador

O marketing digital alcançou a medicina e se faz presente na vida de muitos pacientes que buscam informações sobre saúde e bem-estar. Por isso, estar presente digitalmente é essencial para os médicos.

No mundo digital, a forma mais fácil e rápida de estabelecer contato com o público é estar presente nas redes sociais que ele navega. Com o passar dos anos e também com a pandemia, os comportamentos mudaram: não basta mais receber uma indicação de um amigo ou buscar um profissional na lista de um convênio; os pacientes querem conhecer os médicos e estar próximos dele.

Sendo assim, é de grande importância que médicos e outros profissionais de saúde estejam presentes no mundo digital, tanto para divulgar seu trabalho e seus conhecimentos, quanto para estabelecer conexões com atuais e futuros pacientes.

O que é o marketing digital voltado para médicos?

O marketing digital voltado para médicos engloba estratégias e ações que garantem que o médico esteja presente nas redes sociais quando o paciente for buscar uma informação sobre saúde.

Criar perfis nas redes sociais, produzir conteúdos sobre saúde e interagir com o público são ações que podem contribuir positivamente na conexão com pacientes e também na fidelização deles. Além disso, no momento que o paciente consome aquele conteúdo, automaticamente, ele faz a ligação com o médico e começa a enxergá-lo como autoridade no assunto e como ponto de confiança.

Por isso, é muito importante que médicos e profissionais de saúde estejam presentes no mundo digital para colherem o benefício dessa nova realidade dentro do consultório, com o aumento de pacientes, o ganho de autoridade e confiança, assim como a presença digital.

Mas como fazer marketing digital para médicos?  

A redes sociais permitem produzir conteúdos diferenciados, promovem a interação entre paciente e médico, contribuem para compartilhar informações, além de serem o cartão de visitas do profissional de saúde. Mais que isso, a rede social é uma excelente porta de entrada para profissionais que ainda não têm presença digital e querem se tornar referência.

Para começar, é preciso estar por dentro das etapas principais do marketing digital:

  • Planejamento: entender o que é importante abordar, para quem a mensagem será direcionada e como deve ser essa comunicação.
  • Atração: o público-alvo precisa chegar até os canais digitais, só assim é possível criar relacionamento com futuros pacientes e manter os atuais em contato direto com o médico.
  • Fidelização: a constância nas publicações faz com que os seguidores das redes sociais tornem-se pacientes e parceiros.

É preciso iniciar na fase de planejamento para construir ações que colaborem com o sucesso das redes sociais voltadas para médicos. Para planejar, o público-alvo precisa ser definido. Só após isso é que são estabelecidas quais redes sociais serão usadas – essa definição sempre deve ser feita com base no local que o público daquele médico está presente.

Após essa etapa, o médico também pode definir outras mídias para publicar seu conteúdo e criar relacionamento com seu público, como criar um site, um blog ou enviar e-mails marketing. Cada ação colabora para que a presença digital do médico esteja consolidada e o relacionamento com atuais e futuros pacientes seja parte de sua nova rotina.

Com todos esses pontos definidos, é hora de planejar os conteúdos que serão publicados. Existem infinitas possibilidades dentro das mídias digitais. É importante que, mesmo que o médico conte com um profissional de marketing para auxiliá-lo, ele faça parte de todas as criações para que os conteúdos tenham sua identidade e sua essência, assim, fica mais fácil gerar uma identificação com pacientes e criar uma rede de novas conexões.

O mundo digital e a nova realidade para médicos e pacientes

A grande vantagem do marketing digital é a interação entre o criador de conteúdo e seu público. Por esse motivo, todas as áreas que buscam criar relacionamento com seu público obtêm grandes resultados com estratégias de marketing digital. Para os médicos não é diferente, boas estratégias digitais estreitam relacionamentos com os pacientes e, assim, eles terão mais confiança e reagirão melhor aos tratamentos e soluções prescritas.

A medicina já faz parte da era digital, mas só estar presente digitalmente não é o suficiente. É preciso conhecer as dinâmicas do marketing digital para aplicá-las na área médica.

O marketing médico é válido para criar referências profissionais e humanizar condutas médicas, além de contribuir para levar informações a todos. Conheça nossos conteúdos médicos e tenha acesso a ideias e possibilidades para desenvolver um bom marketing digital voltado para sua especialidade, estabeleça novas conexões e consolide sua presença por meio das mídias digitais.

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