Quais as vantagens da medicina de precisão quando aplicadas à Oncologia?

2 de dezembro de 2021

Noticia interna

A medicina de precisão utiliza técnicas que conseguem mapear diagnósticos precisos e ágeis, além de auxiliar médicos e pacientes na conduta do tratamento oncológico.

Na Medicina, ganham destaque condutas médicas que colocam o paciente no centro do cuidado médico. Nesse contexto, se encaixa um conceito muito discutido nos últimos anos: a medicina personalizada ou de precisão.

Essa prática visa a personalização do tratamento, considerando as características fisiológicas de cada paciente. Entretanto, os ganhos são ainda maiores. Aplicar a medicina de precisão contribui para o diagnóstico precoce de possíveis doenças, entre elas, o câncer.

Como a medicina de precisão está inserida na Oncologia?  

Na Oncologia, a medicina de precisão é mais utilizada na oncogenética, farmacogenética e, consequentemente, na escolha de melhores tratamentos e diagnósticos.

Ela oferece, com base na identificação das características genéticas do paciente, o medicamento preciso, em dose e aplicação exata, tornando a prática médica mais eficiente.

Outro ponto é que a oncologia de precisão pode reduzir a manifestação de eventos adversos, uma vez que essa prática é capaz de monitorar o melhor medicamento para cada paciente durante o tratamento oncológico.

Além disso, a medicina de precisão usa características individuais para traçar a melhor estratégia terapêutica. Essa ação age subjetivamente na participação do paciente ao tratamento, tornando-o mais proativo e contribuindo com o compartilhamento e interpretação de seus próprios dados.

Além dos testes genéticos para definir a melhor conduta médica, há exames genéticos focados em prever a suscetibilidade para determinados cânceres.

No diagnóstico, a medicina de precisão consegue detectar alterações genômicas por meio do mapeamento genético e, dessa forma, propor alternativas para prevenção de possíveis tumores.

Ao coletar informações genéticas do paciente, o médico pode complementar os dados com informações sobre seus hábitos e predisposições genéticas e, a partir disso, orientar o estilo de vida do paciente para ter menor probabilidade de desenvolver um câncer, por exemplo.

Assim, a medicina de precisão muda o conceito de reação para a prevenção. Em vez de aguardar o aparecimento do câncer para tratá-lo, ela prevê a susceptibilidade, antecipando a progressão da doença. Logo, as chances de cura aumentam quanto mais cedo for o diagnóstico.

Quais as vantagens da medicina de precisão na Oncologia? 

Nos últimos anos, houve redução significativa no custo de testes genéticos para detecção de possíveis cânceres. Apesar de ainda parecer distante para muitos, a medicina de precisão já se faz presente em hospitais e clínicas de tratamento oncológico.

Outra vantagem é que a oncologia de precisão elimina possíveis erros adotados durante o tratamento, visto que a conduta médica, nesses casos, será específica para cada paciente, não generalizando a terapia.

Uma vez diminuídos os erros, há uma redução nos custos do tratamento, já que não há desperdícios com drogas terapêuticas não eficazes para aquele paciente.

Nos últimos anos, os esforços da medicina de precisão criaram tratamentos inovadores para diversas doenças. Para a Oncologia, esse conceito possui um impacto positivo ainda maior, pois, cada vez mais, há o entendimento de que os tumores são diferentes — assim como os pacientes — e, nesses casos, os tratamentos devem ser específicos.

Para saber mais sobre como a medicina de precisão pode ser aplicada à Oncologia, acesse nosso conteúdo sobre o assunto. Leve inovação e tecnologia aos seus pacientes e traga a prática da Medicina Moderna até você.

Alterações nos Termos de Uso

Os termos de uso do Medpedia foram alterados. Você pode aceitar ou recusar através do centro de preferências ou através dos botões abaixo. Para continuar utilizando o MedPedia você precisa concordar com os novos termos de uso.