Wearable devices: quais os benefícios para a medicina?

22 de agosto de 2021

Noticia interna

O uso de wearable devices impactam cada dia mais a medicina e mostram que, no futuro, a relação entre médico e paciente pode ser bem diferente. Na prática clínica, os dispositivos vestíveis são capazes de monitorar diversos parâmetros fisiológicos.

A medicina está passando por muitas mudanças e inovações tecnológicas, prova disso são os dispositivos vestíveis ou wearable devices, que vêm proporcionando diversos benefícios para a prática clínica.

A utilização desses dispositivos na medicina passa por gradativa aceleração por diversos motivos, entre eles: a contribuição para o diagnóstico e tratamento de doenças e também a possibilidade de melhorar a experiência do paciente.

Nos hospitais, os wearable devices agilizam o atendimento dando ao médico a capacidade de acompanhar os pacientes à distância, assim, ganham tempo para outras emergências. Já no home care, facilitam o monitoramento dos pacientes acamados.

Além disso, os wearable devices contribuem para que médico e paciente façam o controle dos sinais vitais, a partir da observação em conjunto das variações emitidas pelos dispositivos. Exercendo o autocuidado, essa possibilidade coloca o paciente no centro do cuidado médico. Em nossa página de webinars, você pode conhecer mais sobre esse tema.

Para que servem os wearable devices?

Os wearable devices beneficiam médicos e pacientes nos processos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Eles são classificados de acordo com suas funções e aplicabilidade:

Monitoramento: os sensores analisam a fisiologia dos pacientes, contribuindo para possíveis intervenções médicas. O monitoramento por meio dos dispositivos vestíveis é válido para pacientes crônicos, atletas e público em geral.

Monitoramento de segurança: detectam quedas, ataques cardíacos ou outras reações em pacientes suscetíveis, enviando um alerta para a equipe médica.

Avaliação de eficácia: rastreiam alterações fisiológicas provocadas por doenças e processos terapêuticos, avaliando a eficácia do tratamento.

Detecção: os sensores identificam mudanças nos parâmetros de saúde dos pacientes e outros sintomas, contribuindo para a descoberta precoce de patologias.

Wearable devices e a fisiologia

Um dispositivo vestível aplicado na medicina é uma tecnologia eficaz para monitorar os principais aspectos fisiológicos de qualquer paciente. Atualmente, parte da população usa o rastreamento para monitorar a saúde, por meio de aplicativos, pulseiras e relógios inteligentes.

Uma diversidade de parâmetros fisiológicos pode ser percebida pelos dispositivos vestíveis, entres eles:

  • glicemia;
  • oximetria;
  • termometria;
  • pressão arterial;
  • nível de estresse;
  • padrões do sono;
  • atividade do músculo;
  • frequência cardíaca e respiratória.

A partir da captura desses parâmetros fisiológicos, os wearable devices são capazes de expor um feedback individualizado com possibilidades para a tomada de decisões.

Medicina moderna: contribuições do uso de wearable devices

Os wearable devices têm muito a contribuir para a medicina auxiliando os médicos no controle da saúde do paciente e indicando alterações que motivam ações preventivas.

Além de aferir os sinais vitais em tempo real e permitir melhora na conduta médica, hoje, os dispositivos vestíveis possuem uma qualidade padronizada que garante dados cada vez mais precisos e confiáveis.

Essa eficiência e automação permitem que os médicos realizem checagens de maneira remota por meio de um banco de dados capaz de armazenar todo o histórico do paciente. Entre as vantagens, a tomada de decisão não fica restrita ao ambiente hospitalar, uma vez que todas as informações podem ser consultadas fora desse local.

Outro ponto é que o médico, no controle dessas informações e em contato constante com o paciente por meio do monitoramento, tende a se aproximar de seus pacientes. O acompanhamento reflete em pacientes mais interessados na própria saúde e mais engajados com o tratamento.

Wearable devices são sinônimos de qualidade de atendimento e eficácia na conduta médica oferecendo o melhor para cada paciente. Nossos conteúdos médicos contemplam os principais avanços da tecnologia na medicina. Acesse e confira nosso conteúdo completo sobre wearable devices. Leve a saúde digital para a prática clínica.

Alterações nos Termos de Uso

Os termos de uso do Medpedia foram alterados. Você pode aceitar ou recusar através do centro de preferências ou através dos botões abaixo. Para continuar utilizando o MedPedia você precisa concordar com os novos termos de uso.