28/08 (quinta-feira)
19:30
Você já atendeu um paciente com depressão que parecia “diferente”?
Aquele que não respondia bem ao tratamento, voltava ao consultório com frequência, oscilando demais no humor ou parecia ter uma energia incompatível com o relato de tristeza?
Se sim, você não está sozinho.
Até 40% dos casos de transtorno bipolar são inicialmente diagnosticados como depressão unipolar, o que pode levar a intervenções inadequadas e atrasos significativos no tratamento correto1. Trata-se de um desafio clínico comum, especialmente diante da sutileza com que o transtorno bipolar pode se manifestar em sua fase depressiva.
Este evento será uma oportunidade única para revisar critérios diagnósticos, discutir casos desafiadores e aprimorar a precisão clínica diante de um dos diagnósticos mais complexos da psiquiatria.
Participe e fortaleça sua prática com mais segurança e assertividade diagnóstica.
Angela Scippa
CRM 9897-BA
RQE Nº: 2779
Psiquiatra
Professora Titular do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde pela UFBA. Coordenadora da Liga Acadêmica de Ciências e o Centro de Estudos de Transtorno de Humor e Ansiedade – CETHA – UFBA. Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), da International Society of Bipolar Disorder (ISBD) e da cadeira nº 11 da Academia de Medicina da Bahia. Participante da Rede Nacional em Saúde Mental (RenaSaM) desde 2024.
Entre em contato conosco pelo formulário de contato ou pelo email contato@medpedia.com.br com suas dúvidas sobre como se inscrever ou assistir o conteúdo.
Fale conoscoReferência: 1. Bschor T, Angst J, Azorin JM, Bowden CL, Perugi G, Vieta E, Young AH, Krüger S. Are bipolar disorders underdiagnosed in patients with depressive episodes? Results of the multicenter BRIDGE screening study in Germany. J Affect Disord. 2012 Dec 15;142(1-3):45-52