Incapacidade de trabalho a longo prazo devido ao Transtorno Bipolar tipo I e II: descobertas de um estudo prospectivo de seis anos

22 de abril de 2024

Noticia interna

O estudo “Long-term work disability due to type I and II bipolar disorder: findings of a six-year prospective study” investiga a prevalência e os fatores preditivos de incapacidade laboral de longo prazo em pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) tipos I e II.

Com uma amostra de 191 adultos, a pesquisa revela que, ao longo de seis anos, 44% dos indivíduos inicialmente ativos profissionalmente solicitaram pensão por incapacidade.

Esse estudo prospetivo a longo prazo representativo da região revelou que idade avançada, Transtorno Afetivo Bipolar tipo I e a presença de comorbidades (Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Estresse Pós-Traumático ou Transtorno de Personalidade Esquiva), juntamente com a duração dos sintomas depressivos ou mistos, são preditores significativos de incapacidade laboral.

Esses achados destacam a importância de considerar cuidadosamente aspectos clínicos e comorbidades ao avaliar a incapacidade laboral em pacientes com TAB.

Referência: ARVILOMMI, P. et al. Long-term work disability due to type I and II bipolar disorder: findings of a six-year prospective study. International journal of bipolar disorders, v. 10, n. 1, p. 19, 2022.

Alterações nos Termos de Uso

Os termos de uso do Medpedia foram alterados. Você pode aceitar ou recusar através do centro de preferências ou através dos botões abaixo. Para continuar utilizando o MedPedia você precisa concordar com os novos termos de uso.